ARTIGOS


VENCENDO DESAFIOS

Durante toda evolução da raça humana, talvez a ação que mais tenha sido praticada em nome desta evolução até os dias de hoje seja: Vencendo Desafios.

Algo novo sempre acontece em todos os processos de evolução, toda novidade requer mudanças de comportamento, pensamento, atitude e visão, além de novas reflexões sobre o futuro.

Quando as pessoas são colocadas em situações que não lhe são peculiares ou familiares e requerem mais empenho criando novas dúvidas, eis que estão diante de um novo desafio.

De frente a desafios, algumas pessoas obtêm êxito outras nem tanto, algumas encontram seu caminho, outras se perdem.

Os desafios vão sempre existir na rota da evolução humana, desde o nascimento de um filho para uma mãe ainda inexperiente, como para empresas altamente eficazes e futuristas.

Somos movidos por novas descobertas, antigamente pelo acaso, mas com o passar do tempo pela curiosidade, necessidade e a síndrome de fazer algo para ampliar de alguma maneira nossa condição social, política ou de pura existência.

De tempos em tempos os desafios mudam, ficam diferentes e quando surgem, até parecem estarem além do possível imaginável, mas nos empenhamos em nossas mentes tão hábeis e cheias de disposição ao servir nossos propósitos e em pouco tempo estes desafios vão se tornando parte do passado e outros vão fazendo parte do futuro.

Nossa própria existência é um desafio, estar diante de algo onde não se possa prever resultados, algo que nem sempre segue pelas trilhas escolhidas.

Todos pensamos num futuro promissor, todos queremos que nossos negócios prosperem, estamos sempre procurando novas visões de mundo, novas estratégias, novos contextos operacionais para tornar nossa vida pessoal, profissional e espiritual mais próspera e mantenedora de nossas necessidades.

Esta busca já nos levou por longas e favoráveis descobertas, mas a cada nova descoberta, novas aventuras surgem de maneira diferente, exigindo outras maneiras de encontrar novas soluções para novos problemas.

Somos movidos por resultados, tudo na evolução do mundo, na evolução das pessoas, na evolução das empresas é movido por resultado.

Casamentos terminam porque um ou os dois lados deixam de gerar resultados; carreiras não decolam pelos resultados não atingidos diante das necessidades reais; empresas não prosperam pela falta de resultado em seu movimento os quais não permitem o oxigênio necessário para estarem atuantes.

Se o resultado é fator predominante em nossas vidas e negócios, precisamos saber mais sobre ele; como fazer com que ele aconteça, eis o nosso grande desafio, o desafio que precisamos vencer.

Caminhar Vencendo Desafios consiste primeiro em dar início a uma aferição e relação dos resultados que obtemos da vida até o momento; como anda nosso coração, nossos sentimentos, nossa carreira, nossos sonhos, nossa fé e nossa vontade de viver com sucesso.

Diante da aferição de nossos resultados é que devemos pensar em como isto pode sofrer alterações para melhor desempenho em tudo que fazemos.

Mudança em nossos resultados consiste em desenvolvermos outras competências. Tornar-se competente é transformar o seu esforço em resultado positivo.

Diante de uma nova geração de filhos, para vencer os desafios da educação é necessário desenvolver novas competências para ser pai e mãe; diante de tantas exigências de mercado para as profissões é necessário desenvolver novas competências profissionais; diante de um mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam desenvolver competências que as tornem ágeis, criativas, produtivas e lucrativas.

- Onde encontrar estas competências?

Elas surgem quando damos início a uma discussão diante de nossas atuais necessidades, quando temos a consciência de que algo precisa ser feito, de que algo precisa mudar para o ciclo da evolução não se quebrar.

Somos fruto de nossa consciência, somos fruto de nossas decisões e escolhas, nosso destino neste planeta seguirá exatamente esta linha de conduta, iremos viver de acordo com nossa consciência, nossas decisões e escolhas.

Vencer Desafios depende muito de estarmos alinhados com a importância destes itens e a influência positiva ou negativa que eles terão em nosso desempenho como pessoa, como profissionais e como parte deste universo mutante.

De alguma maneira precisamos aperfeiçoar nosso estilo de vida, nosso estilo de trabalho e nosso estilo de liderar, nossos atos e pensamentos, hoje não basta querer vencer, as pessoas precisam se preparar para vencer.

Encare seus desafios com garra, inteligência, fé, visão de futuro, perseverança, desejo de vitória e muita determinação, mesmo que você não queira, agindo com estes ingredientes vai chegar lá.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2006 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta