ARTIGOS


ENSINA QUEM SABE, APRENDE QUEM QUER

É comum as pessoas saberem o que realmente desejam conquistar em sua vida. Também é comum notar que estas mesmas pessoas desperdiçam oportunidade de aprenderem como colocar em prática os caminhos que levam até as conquistas que pretendem.

Muita gente me procura dizendo que gostaria de escrever um livro, gostaria de se tornar palestrante, mas muito poucas realmente vão seguir estes caminhos, pois para maioria delas quando revelo as coisas que precisa aprender para poder atuar, dizem:

- “Mas precisa mesmo tudo isto?”.

Querer aprender é a primeira competência que qualquer pessoa deve desenvolver para conquistar seu caminho, eis aí o verdadeiro comprometimento com a escolha de vida que tenha feito. Tantos professores se empenham ao máximo em suas salas de aula e tantos alunos se empenham ao mínimo nas mesmas salas de aula. Todo professor hoje, para vencer este desafio, tem de se tornar interessante para seus alunos: eles precisam ver na figura do professor mais que uma fonte de informações para passarem de ano; precisam ver no professor uma fonte inspiradora de seus ideais; ou seja, precisam ver nele uma ferramenta para a realização de seus sonhos.

Saber ensinar não significa que a pessoa que ouviu aprendeu, pois a pessoa que ouviu tem de estar aberta para esse ensinamento. Para saber se a pessoa aprendeu o que ouviu é necessário checar com perguntas que possam ser respondidas da maneira como a informação foi passada.

Os alunos desta nova geração precisam sentir que até a sombra de um professor pode lhes causar uma emoção em aprender. Professores inesquecíveis não são aqueles que cobram demais seus alunos: são aqueles que inspiram demais seus alunos, que mostram a eles seus verdadeiros potenciais como pessoas, inserem em seus ensinamentos as matérias: amor, felicidade, sucesso, caráter e fé num mundo melhor através da educação.

A mão que embala o Ensinar e a mente que aceita o Aprender, escrevem o destino de uma Nação e constroem pessoas melhores a cada momento.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2009 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta