ARTIGOS


QUER TER AMIZADES SEJA UMA PESSOA AMIGA

Numa roda de pseudo-amizades, basta um “sentar a pua” em alguém e já abre espaço para outros fazerem o mesmo. Raramente se nota alguém defendendo alguém numa roda de “sentar a pua”, parece até que estão lavando as amizades do mundo. Conhecem muito pouco sobre amizade, é por isso que muita gente procede desta maneira, tem poucas referencias em sua vida sobre amizades, afinal nunca tiveram amizades e nunca cultivaram amizades.

Uma pessoa amiga é tão importante quanto um familiar. Uma amizade é como um caminho na mata, quando ninguém passa as ervas daninhas vão tomando conta. Uma amizade precisa ser alimentada com pequenos gestos constantemente, que possam refletir um sentimento de honestidade, carinho e interesse no bem estar da outra pessoa. Uma pessoa amiga evita discussão; mostra respeito pela opinião da outra; admite quando erra; procura motivos nobres na outra pessoa e faz com que a outra pessoa sinta-se querida.

Muita gente tem dificuldade com amizades pelo simples fato de não ser amiga, não aplicar no sentido de outras pessoas as características que deseja encontrar numa outra pessoa. Somente podemos dar aquilo que temos, antes de cobrar algo de alguém, dê o primeiro passo, faça algo amigável para este alguém. Uma amizade unilateral não pode durar, este é um relacionamento de mão-dupla entre o dar e receber, entre o respeitar e o compreender. Um levantar de nossas mãos pode movimentar moléculas pelo universo, um passo de nosso coração no sentido de outro coração pode fazer nascer uma amizade especial. Não se aproxime de alguém com “quintas-intenções”, aproxime-se das pessoas pela identificação de princípios morais e existenciais, é assim que duas pessoas amigas se encontram e permanecem pela vida.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2010 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta