ARTIGOS


ASSINE COM ELOGIO UMA CRITICA

Quem bate esquece, quem apanha não esquece. Estamos num momento onde criticas são importantes para o aperfeiçoamento das pessoas, das empresas e do mundo. Mas elas estão sendo confundidas com desabafo, discórdia e uma maneira de alguém dizer o que pensa do jeito que bem entende. Quando criticamos alguém, logo esquecemos, mas a pessoa que recebeu a critica nem sempre esquece tão fácil. Toda critica deve ser sempre construtiva e para isto existe uma regra de ouro: assine com um elogio toda critica que fizer.

Por mais que alguém ou algo mereça sofrer criticas, antes de faze-las é necessário descobrir os pontos positivos desta pessoa ou deste algo, eles sempre existem, basta procurar. Coloque-os em evidencia e torne-os parte da critica. Nunca critique apenas por criticar, isto é “tagarelice” e ninguém aprende nada ou ensina nada com “tagarelice”.

Muitas de nossas crianças passam por problemas em sua idade adulta pelo fato de terem sido submetidas a duras criticas durante a infância sem nenhuma assinatura com elogio. Ficando a impressão de que quando se faz algo certo, não se fez nada mais que sua obrigação. A critica existe para auxiliar no crescimento das pessoas e em suas realizações; é um instrumento de esclarecimento e não uma técnica para prejudicar. Quando promover uma critica, certifique-se que está com o devido preparo e fundamento para faze-la; depois certifique-se que irá assina-la com um elogio verdadeiro, sincero e honesto. Nossa opinião pode mudar a vida de alguém para melhor ou pode destruir a vida de alguém, muita gente não tem noção do impacto que uma critica pode ter em determinados tipos de pessoas. Uma critica harmoniosa pode fazer de você uma pessoa importante e inesquecível na vida de quem a recebeu.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2010 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta