ARTIGOS


O SEU FUTURO DEPENDE DE VOCÊ

      O futuro de qualquer organização ou profissão, não é mais sensível a qualquer tipo de previsão. Nenhum futuro pode ser previsto. Todo futuro depende daquilo que investimos nele hoje. Futuro não tem previsão, ele acontece em paralelo ao que investimos em sua construção. Caso você não construa seu destino, com certeza terá que viver com o destino que o mundo lhe oferecer e nem sempre será de seu agrado. Aqui você terá 11 dicas para investir e construir seu futuro:

      1) Todos temos algo para vender - Estar num universo em movimento requer muita habilidade em se fazer notar por alguma razão, tanto no campo profissional como no pessoal. Quando se busca uma namorada, temos de convencê-la que somos seu par ideal, para isto usamos uma tática que venda nossa imagem de ótimo parceiro. Quando buscamos um novo emprego, temos de vender aquilo que aprendemos, oferecer nossa capacidade de realizar algo que possa ser útil para empresa. Quando queremos que uma idéia seja aceita, temos de encontrar meios para vendê-la e convencer as pessoas de seu valor. Quando você sorri, está vendendo sua alegria, quando está entusiasmado, está vendendo sua crença em algo. Estamos sempre vendendo. Se todos temos algo para vender é necessário conhecer como funciona a energia da venda. Nos dias atuais, as pessoas não sabem vender, apenas auxiliam na compra, apenas concretizam algo que já está decidido.
      Vender é fazer com que alguém se convença de seus argumentos e reconheça que eles, de alguma maneira, farão enorme diferença se forem aplicados, trazendo beneficio aos envolvidos. Faça uma análise de seus procedimentos pessoais e profissionais e veja se eles estão trazendo benefícios aos envolvidos. Caso contrario, aperfeiçoe seu espírito de vendedor e verá que tem muita coisa que, se oferecida ao mundo, poderá torná-lo melhor.

      2) O que vale é bola na rede - A diferença entre um sonho e um objetivo, está na vontade de querer fazer acontecer, está na maneira com a qual o resultado se apresenta. Se um time num jogo de futebol, chutar ao longo da partida 200 bolas na trave, fazendo um desfile de craques e num contra-ataque do adversário levar um gol, perderá a partida por 1 x 0, embora tenha tido um ótimo desempenho. Tenha atitudes que possam gerar um bom resultado, longe de procedimentos que apenas lhe dão glória momentânea e vão colocá-lo mais tarde numa posição de perdedor da partida.
      Faça tudo que precisa ser feito e não aquilo que você quer fazer.
      A diferença é enorme. Quando você traça uma meta, tem que ter ao seu lado um plano e segui-lo passo a passo, fazendo o necessário para ir em frente, deixando de lado vontades e desejos pessoais que vão atrasá-lo e afastá-lo de um resultado positivo. Fortaleça seus pontos fortes e esqueça seus pontos fracos, somos bons em duas coisas e menos competentes em todos as outras. Reconheça onde seu desempenho é melhor e trabalhe neste caminho, você poderá dar muito menos chute que seu adversário, mas até o final do jogo seu único chute marcará um gol.

      3) Fique longe de notícias coletivas - Não ocupe sua mente com a avalanche de notícias que são jogadas todos os dias na mídia, elas somente trazem lucro aos seus veiculadores. É como uma novela, basta ver o primeiro e o último capítulo que você já conhecerá toda história. Televisão é um fritador de cérebro, já lhe dá imagens prontas, não lhe deixa pensar. O rádio já é mais ameno, lhe dá a oportunidade de movimentar cérebro, criando imagens. Ocupe-se com textos e informações que possam acrescer algo em sua vida profissional e pessoal; ser bem informado não é conhecer a agenda de nosso presidente, mas sim saber filtrar informações transformando-as em instrumento de crescimento e desenvolvimento.

      4) Semeie amizades - Por medo de decepções, as pessoas estão deixando de cultivar amigos. Quando você busca um amigo, faça-o com os dois olhos, quando encontrá-lo, veja-o com um olho só. Todos temos defeitos. Faça um círculo de relacionamentos com amigos e clientes, gerando cartões de aniversario, Natal, Páscoa, etc. As amizades são caminhos que quando não trilhados, são tomados por ervas daninhas. O futuro é onde você vai passar a maior parte de seu tempo, não faça isto na solidão.

      5) Não basta querer vencer - "Querer é poder ..." Blá-Blá-Blá puro. Querer é apenas uma pequena manifestação para se começar a fazer. Muita gente pensa que basta querer vencer e vencerá. Vencia, hoje não vence mais. Não basta querer vencer, você tem que se preparar para vencer. As oportunidades somente acontecem quando o acaso encontra o preparo. Faça uma lista de tudo que é necessário saber para atingir suas metas, execute-as, faça cursos, instrua-se, aperfeiçoe-se, prepare-se para quando a oportunidade chegar. Não faça como o jogador que não treinou, porque o técnico disse que ele não jogaria e estaria no banco, apesar de buscar uma oportunidade. De repente, por um imprevisto, este jogador foi escalado para decidir a partida, mas não o fez, pois não treinou. A melhor maneira de aprender é ensinando e praticando. As oportunidades são ventos que somente carregam as pessoas preparadas.

      6) Não se renda aos modismos - Crie seu próprio estilo de administração e gestão, não ande no rebanho. Boi que anda no rebanho, acorda no matadouro. Todos os modismos aplicados neste país, foram ótimos nos países onde foram criados. Quando cedemos a qualquer modismo, mesmo nas roupas, estamos perdendo nossa identidade, nossa criatividade e sendo iguais. Recordo-me que meu querido Raul Seixas, desceu nos EUA e alguns jornalistas lhe perguntaram se ele estava lá para aprender sobre o Rock. Ele respondeu: "Sem essa bicho, eu vim aqui para ensinar vocês o que é Rock!"

      7) Globalização não existe - Pare de sofrer, achando que a globalização vai tirá-lo do mercado. Ela não existe, o mundo não está globalizado. Se o que se vê nos dias de hoje lhe parece globalização, esta suposta queda de fronteiras já foi promovida por Alexandre o Grande e o Império Romano. O mundo não está globalizado, ele está "Tecnologizado". Quando Abraham Lincoln morreu, a notícia de sua morte levou 12 dias para chegar até a Europa; quando a bolsa da Ásia quebrou, a notícia chegou ao mundo em 2 segundos. Estamos vivendo um momento de velocidade da informação, isto não é globalização. Globalização é um termo tático econômico, criado pelos EUA, para invadir mercados e colocar o mundo inteiro trabalhando para eles como seus franqueados. Em 1850 a informação tinha a velocidade de 8km/h * 1900 - 96km/h * 1930 - 250km/h * 1990 - 933km/h - * 1995 - 8.407 km/S, através do e-mail. O comércio cibernético não é apenas a criação de novos negócios, é também o nascimento de uma nova cultura de consumo, uma verdadeira economia self-service. Não foram as fronteiras que caíram, as informações é que evoluíram em velocidade e quantidade. A única coisa que pode tirá-lo do mercado é a sua desinformação.

      8) Não fique obsoleto - Você tem que se superar diariamente, antes que outros o façam. Quando se demora muito para tornar um produto obsoleto, os próprios concorrentes se encarregam disto. O melhor de você ainda está por vir, ainda está por ser criado. Criatividade em movimento é a grande aliada de todas pessoas e organizações empreendedoras. Nossa mente tem mais efeito criando do que pensando. Adversidades fazem parte do processo de mudanças políticas, sociais e econômicas do mundo, e são as sementes da criatividade, pois terminam por gerar a necessidade, que segundo dito popular: "é a mãe das invenções". Torne-se uma novidade diária, sempre com novas sugestões, novas atitudes, não somente na vida profissional, mas também na vida emocional. Não dê para seu amor um maço de flores todos os dias, dê apenas uma flor diferente todos os dias e seja sempre uma caixa de surpresas.

      9) Explore suas qualidades - Faça uma lista de suas qualidades. Muita gente nem sabe direito em que é bom, vive como se fosse uma generalidade ambulante, cheia de vontade de realizar algo, mas sem nenhum empenho sério com sua vontade. Não é porque temos pernas, que sabemos dançar. Pensar que se tem qualidades, não é viabilizá-las em seu benefício. É muito comum ver pessoas empregando suas qualidades ou aptidões em metas adversas à sua real capacidade, promovendo e implementando competência na direção errada, obtendo assim um resultado longe do esperado. Quem não explora suas qualidades, termina por implementar incompetência, que hoje tem perna curta e corre rápido, causando muitos estragos. Reconheça as regras do jogo, não ponha chuteira para disputar uma partida de Boliche. Descubra suas reais aptidões, procure investir nelas diariamente, até poder fazer delas seu trabalho. Pessoas de sucesso são aquelas que transformaram suas qualidades em gerador de lucro, passaram a cobrar por aquilo que faziam por prazer.

      10) Pontos comuns entre as pessoas - Durante os anos que venho fazendo Conferências, sempre entrego aos participantes um formulário para que o respondam. Ao longo deste tempo, entre milhares de respostas, 9 são comuns entre as pessoas. Entre elas, todas querem: ter fé num Deus - ser feliz - ser saudável - razoavelmente prósperas - ter segurança - ter amigos - paz de espírito - bons relacionamentos - esperança de um futuro melhor.
      Tenho certeza que você também quer tudo isto. Mas responda: Caso continue fazendo as mesmas coisas que vem fazendo, você acha que poderá obter estas 9 coisas ? Caso continue fazendo as mesmas coisas, você acha que obterá resultados diferentes ?
      Se você quer resultados diferentes em sua vida, terá que fazer coisas diferentes para mudar o resultado.

      11) Assuste o medo - Coragem não é ausência de medo, é ir em frente apesar do medo. Todos sentimos medo de algo, afinal o medo é uma emoção que nos domina, quando não temos o controle de uma situação ou mesmo o conhecimento de seu desfecho, é uma ausência de informação relacionada a uma determinada ocorrência. É como o menino que assusta o amigo vestido de fantasma, e quando o outro está apavorado, ele tira a fantasia e diz: "sou apenas eu" - o outro então perde o medo, quando reconhece que o fantasma é o amigo.
      Toda vez que tiver medo de alguma situação, procure conhecê-la melhor, procure saber tudo sobre ela. É conhecendo o inimigo que podemos derrotá-lo. Assim, logo perceberá que o medo é fruto de sua falta de conhecimento de um determinado fato.

Tenha esperança no presente, pois somente assim terá força no futuro.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2005 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta