ARTIGOS


LIDERANÇA GLOBAL COMEÇA INTERNAMENTE

      Qualquer fato relacionado a uma organização, um estado, um movimento com bandeira ou sem bandeira, uma sociedade organizada ou até mesmo uma sociedade que se está formando, envolve em suas raízes de criação um evento chamado "liderança".
      A ausência de personalidade ocorrida nos últimos tempos no mundo todo, fez com que pessoas que possuíam qualidades de liderança, criassem idéias e metas que preencheram o vazio de uma população que clamava por algo novo e foi levada por um caminho sem volta e, muitas vezes, partiram do nada para lugar nenhum juntamente com seu líder, que ao cair terminava por derrubar tudo e todos como pedras de dominó.
      Tal liderança, muitas vezes conquistava seu espaço não por capacidade, mas simplesmente porque subia num banco e dava ordens que ecoavam em gritos, pronunciando mentiras que acreditavam, ao longo do processo, se tornarem verdades. E não era muito difícil ser ouvido, pois o líder tinha diante de si, um público vulnerável e receptivo, onde suas personalidades reprimidas não davam oportunidade de valorizarem-se ou terem idéias próprias.
      Liderar significava colocar coleiras e cabrestos levando o rebanho rumo à comida e água para manterem-se vivos. Afinal, a sobrevivência prevalecia como primeira meta dos componentes deste rebanho.
      A maior revolução de liderança ocorrida no mundo, foi para mim a praticada por Jesus Cristo, um Empresário e tanto para sua época, um Líder que inverteu a submissão para seguidores. Esta é a verdadeira liderança, a liderança que tem "seguidores".
      Na Grécia antiga os discursos duravam horas e até dias. Quando Platão discursava, todos o ouviam atentamente e ao término era aplaudido incessantemente por horas. Quando Cícero discursava era pouco aplaudido, mas ao sair quase todos o seguiam.
      Tanto Cristo como Cícero eram seguidos, não por liderarem em causa própria, mas pelo bem comum. Certamente o inverso de muitos líderes que acreditavam terem seguidores, mas na verdade apenas tinham por trás de seus ombros, fanáticos desprovidos de qualquer ideal comum.
      Nestes tempos modernos... acontecimentos antigos ainda são atuais, porque nas novas organizações, a liderança ainda se faz presente mas de uma maneira muito superior. O chefe que grita, recebe o endereço de um bom analista. Aquele que impõe pela força, terminará como um treinador de alguma academia de halterofilismo.
      As organizações, assim como a sociedade, não mais aceitam idéias sem discuti-las, dando dessa forma espaço para o nascimento da liderança democrática, onde um líder é um líder, desde que seu trabalho possa formar outros líderes.
      Onde os líderes natos não existem e dá-se lugar à liderança que está sendo aprendida e aperfeiçoada, mediante fatos novos e ocorrências modernas de decisões, fincando-se assim uma estaca no coração da personalidade de liderança, estilo de liderança e nos traços de liderança, uma vez que os acontecimentos e mudanças de comportamento no mercado estão mais rápidos que uma tomada de decisão.
      Nos dias de hoje, a liderança pode resolver tomar determinada medida para ser implantada no dia seguinte, e no dia seguinte descobrir que o mercado não comporta mais sua medida, porque mudou de comportamento. Medidas tomadas contra cheque sem fundos de repente podem ser inertes, pois hoje com o fechamento de tantos bancos, ao longo dos anos, muita gente ficou com os talões de cheques e praticam por aí o "cheque- sem- banco".
      Se você quiser ser recebido como cacique em outra aldeia, terá que se tornar um cacique em sua própria aldeia. Este é o conceito de liderança global que começa internamente. Tudo tem que estar em você antes de estar no mercado. Caso contrário, seus atos e decisões serão falsas e seu reinado será falso, tendo o mesmo fim de uma nota falsa: todos a reconhecem mas não assumem sua impressão.
      A liderança global envolve um procedimento de análise dos avanços e das tendências nacionais e internacionais, incluindo até mesmo suas vantagens e desvantagens, descobrindo quais os produtos ou serviços de seus negócios com características de competição global. Todo mercado é local, mas o pensamento tem que ser global. "Uma empresa global é nacional em todos os países ." Asea Brown Boveri.
      As fronteiras romperam-se tanto em produtos como em serviços ou idéias e até mesmo no procedimento de gestão empresarial. Por essas razões, os padrões de atuação para permanecerem no mercado, necessitam hoje de qualificação internacional com tendências ao intercâmbio.
      No momento atual, a liderança deve fazer da inovação uma rotina, criando continuamente o futuro de sua organização, reinventando, a cada minuto, o mercado no qual opera.
      Buscar novos horizontes em outros mercados, para aplicá-los em seu relacionamento local de liderança é dar impulso e abastecer as turbinas da organização com um combustível de longa duração rumo ao perpétuo. Caso suas atitudes internas não tenham uma visão futurista de um mercado mais amplo, seu destino será o mesmo de um produto que teve seu nome anunciado num rolo de papel higiênico.
      Com a finalidade da liderança global começar internamente, é necessário reconhecer alguns princípios básicos: a) líder é alguém que possui seguidores.; b) sem seguidores o líder não existe; c) o líder eficaz não é amado ou admirado: d) reconhecer que popularidade não tem nada a ver com liderança.
      Porém, resultado tem tudo a ver com liderança: o líder deve servir de exemplo; reconhecer que liderança não significa posição, mordomias ou privilégios, mas sim muita responsabilidade.
      Nasce uma sociedade emergente de organizações dependentes de liderança, uma liderança indispensável para nos conduzir ao intrigante e emocionante desconhecido, onde alguns ancorarão cuidadosamente grudados em seu passado, outros de marcha à ré e desorientados, outros confiantes nesta nova sociedade emergente de organizações, carregando uma mala de ferramentas e acessórios, assim como planos, gráficos e plantas, saltando de tristeza ao perceberem na chegada, que estes instrumentos de nada mais valem neste novo caminho.
      Os mais audaciosos pularão rumo ao desconhecido confiando no destino, pois para olhar além do desconhecido é necessário novas maneiras de pensar, novos olhos e ouvidos. Este é o novo homem, o novo líder que mudou a si mesmo antes de preparar seus seguidores para mudarem.

"Liderança global começa internamente".

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2005 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta