ARTIGOS


CRIE SEU FUTURO VIVENDO SUAS APTIDÕES

      O resultado de uma pesquisa que realizei junto a universitários, profissionais e pessoas já com carreiras avançadas, apresenta um fator primordial que poderia ter definido de maneira mais feliz e produtiva a vida de cada uma delas.
      Hoje os jovens cursam universidades por imposição dos pais ou por visão equivocada do mercado de trabalho e quando terminam o curso, normalmente, a maioria deles percebe que fez o curso errado e acaba atuando em uma área diversa daquela para a qual se preparou educacionalmente.
      Dentro das diversas áreas profissionais, encontram-se pessoas exercendo atividades e funções totalmente incompatíveis com seu desejo de atuação.
      Nas carreiras já concretizadas, a maioria das pessoas trabalhou e executou um serviço ou praticou uma atividade que não era aquilo que gostaria de ter feito. Impulsionar os seres humanos a realizar tarefas incompatíveis ou adversas às suas reais qualidades e aptidões tem sido uma dura maneira de fazer com que eles não criem seu futuro e vivam de acordo com o que o mundo lhes oferece.
       Isso vem causando infelicidade e, muitas vezes, fracasso profissional, expandido para a vida pessoal de cada uma dessas pessoas.
      Empresas preocupadas com excesso de qualificação, como por exemplo os cursos de MBA, sendo hoje vendidos com o mesmo marketing de franquia de hambúrguer no Brasil, tem gerado uma fila enorme de desempregados de grife.
       As empresas preocupadas apenas com o treinamento, ou seja, aquelas em que o colaborador tem de fazer aquilo que a organização manda, acabam sepultando a capacitação, pois com esse método não permitem que o colaborador ofereça à organização aquilo que ele tem de melhor.
       Ao invés de semearem dentro de processos organizacionais um campo gerador de talentos, estão edificando criptas para sepultar aptidões.
       Toda pessoa tem dentro de si uma aptidão nata. Apenas aguarda a oportunidade de colocá-la para fora. Descubra-a antes de atuar em qualquer atividade. Será fundamental para você, pois o sucesso é uma combinação de competência e aptidão.
       Ser competente é transformar esforço em resultado positivo e para saber se você está sendo competente basta aferir seus resultados.
      Não enfrente a vida sem descobrir a sua verdadeira missão. Procure-a através do conhecimento de suas aptidões e não das que querem que você possua. Somente assim você sentirá prazer em tudo aquilo que faz e poderá brilhar em sua atividade de existência.
       Para auxiliá-lo nesta jornada sugiro que você faça o Teste de Aptidão contido neste site. Descubra suas aptidões. Quando terminá-lo, leia também o livro O Seu Futuro Depende de Você. Eis aí dois companheiros importantes, e talvez decisivos, nesta viagem particular para ser feliz e obter sucesso na sua estrada profissional e pessoal. Nenhum mercado de trabalho necessita apenas de um profissional que se encaixe nas exigências, mas sim de um colaborador que transcenda às exigências. Somos o que somos, porque vivemos onde vivemos e sabemos aquilo que aprendemos. Descobrir e aplicar sua aptidão não fará simplesmente de você uma pessoa ou profissional realizado. Fará muito mais que isto: dará a oportunidade de viver a vida que está escrita dentro de sua capacidade humana trazendo benefícios a todos os envolvidos em sua jornada e ao espaço de vida que ocupa.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2005 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta