ARTIGOS


O SEGREDO DOS VENCEDORES 02

      Vencer é a emoção que, praticamente, todas as pessoas querem ter ou, pelo menos, estar próximas dela.

       É aquele algo que nos dá a sensação de que deu certo, seja na nossa caminhada amorosa, profissional e até espiritual.

       O único inconveniente de Vencer seria, talvez, a existência de outros competidores que certamente buscam pela mesma emoção... Mas, este inconveniente torna-se uma linda aventura quando nesta trajetória desenvolvemos o desejo de vencermos juntos.

       Eu acredito que Vencer nem sempre é realmente Vencer.

       Creio que o caminho em busca da vitória nos ensina muitas outras emoções, colocando em exercício nossas habilidades nas mais diversas áreas.

       E, o caminho desse treinamento muitas vezes nos faz até mudar de rota, de objetivos e pensamentos.

       Envolver-se com aquilo que se faz a ponto deste procedimento lhe causar reflexões sobre seus reais objetivos é estar realmente no caminho para vencer.

       Vencedores possuem uma característica interessante: nem sempre são os primeiros, mas são aqueles que fazem o melhor naquilo que se comprometeram a fazer inspirando, assim, outras pessoas no caminho do bem e do trabalho digno.

       Vencer em determinadas fases da vida pode não ser difícil. A manutenção da vitória é que se torna o grande desafio.

       Na cidade de Amparo, no estado de São Paulo, existe o Hotel Resort Canto da Floresta, onde a natureza e a alma realmente se manifestam de maneira maravilhosa.

       Após uma especial caminhada pela trilha mística do local, durante uma pausa na varanda do bar, onde a vista realmente nos leva crer na existência do divino, uma das pessoas elogiava todo o contexto do local: obra civil, arquitetura, decoração, paisagismo, alegando que todo o investimento certamente reflete as razões do sucesso deste incomparável Resort.

       Bem, resolvi não levar para aquela conversa na varanda o que penso sobre o sucesso do Hotel, pois pessoalmente eu não concordo, e guardei o que acho para dividir com você agora.

       Realmente é um empreendimento fantástico, em todos os níveis, porém existe algo por lá que considero o verdadeiro segredo dos vencedores. Não é a obra civil ou arquitetônica, acho que isto é apenas o abrigo, que vejo como a casca de um comportamento que faça a diferença. Nenhum empreendimento tem vida a não ser que alguém assim o faça. Trilhos apenas têm valor quando o trem passa neles, caso contrário fariam parte da natureza, cobertos de mato.

       Quando notei, no campo de futebol, a presença de Luizinho Mesquita jogando com os hóspedes, foi como se ali ele fosse um deles: nas mesmas condições e sem nenhum privilégio especial... Ali ele era apenas mais um jogador onde nem se fazia notar. Os outros jogadores sequer sabiam que ele é o Diretor do empreendimento e até virou confidente de outros hóspedes...

       Quando percebi, em minha enorme mesa de amigos, que Fernanda Mesquita sentou-se e foi atendida como uma hóspede, colocando-se ali de maneira humilde e pronta para ser útil na condição de servir e informar... E olha que ela ainda encontra tempo para o Núcleo Educacional Gentil Pessoa de Mesquita que atua com base nos Valores Humanos de Sathya Sai Baba.

       Quando assisti, na ala de convenções, impecável e uma das mais modernas e aconchegantes que já conheci (não posso deixar de mencionar, pois estas têm sido minhas "salas de visitas" pelo Brasil, devido às palestras que ministro nos mais diversos Hotéis do país), a Sra. Sonia Mesquita, reunir ali os hóspedes e expor seus conhecimentos sobre a Índia e os rituais egípcios fiquei maravilhado... Ela agia apenas como mais um membro da equipe do hotel.

       Quando vi o Sr. Luiz Mesquita caminhando pela varanda, com olhar atento a tudo e a todos, pelo menos duas vezes ao dia, fiquei impressionado... Um profissional que marcou o mundo dos transportes no Brasil e foi homenageado pela NTC com a Medalha do Mérito do Transporte atuando na inspeção do hotel como se fosse apenas mais um colaborador do hotel.

       Quando olhei meus filhos, eles estavam com os monitores, vi que um de seus melhores amiguinhos faz parte da família Mesquita e é xará de Arthur...

       Quando senti a sutil presença de Rosana Beni, esta agulha do Tricô de Deus, com o olhar tímido de Lady Diana aproximando pessoas e costurando amizades com suas lições sobre religiosidade ecumênica, um assunto que ela domina e que sopra como vento no Hotel Resort Canto da Floresta...

       Percebi que o segredo destes vencedores não está no heliponto, na cachoeira, no luxo, no requinte, na piscina, na arquitetura ou nos milhares de dólares investidos no Hotel Resort Canto da Floresta, mas sim na humanização e espiritualidade que eles, em pessoa, fazem questão de imprimir a cada momento deste empreendimento com peculiar humildade.

       Manter-se humilde, respeitando pessoas, colaborando para sua evolução, contribuindo para o desenvolvimento do país através de um trabalho justo e inovador, baseado em Valores Humanos é mais um dos segredos dos vencedores.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2005 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta