ARTIGOS


MOTIVAÇÃO PRECISA DE MANUTENÇÃO

       Motivação daqui, motivação dali, motivação acolá, motivação pra cá, motivação para lá...
       A ordem do dia, a onda da praia, ou seja, o principal motivo de conversa hoje é ser uma pessoa motivada.
       Grande número de pessoas quando recebe o chavão da motivação se pergunta: Mas como vou me motivar com um trabalho destes? Como vou me motivar com alguém que não quer nada comigo? Como vou me motivar em meio a tantas adversidades?
       Muitos chegam a preferir a depressão... Afinal ela chega, faz a pessoa ficar no seu canto, quietinho... Tudo bem que não a leva a lugar nenhum, mas pelo menos a deixa exatamente no mesmo lugar...
       E ainda diz: “Se preferir a motivação sabe-se lá o que vou encontrar pela frente...”.
       Somos os únicos elementos do universo que fomos “construídos” geneticamente para sermos motivados diariamente.
       Veja alguns exemplos, quer sejam da natureza ou construídos pelo homem:
       - O ciclo de vida do software é de 12 a 24 meses.
       - O ciclo de vida do hardware é de 4 meses.
       - A cada 120 dias o mercado tem um novo computador.
       - A cada 3 meses do ano tem-se uma nova estação.
       - A cada 30 dias, em média, tem-se um novo mês.
       - A cada 12 meses, tem-se um ano.
       - A cada gestação gera-se, pelo menos, uma nova vida.
       - A cada dia corresponde uma noite.
       - A cada edição de jornal ou revista, já se prepara a próxima edição.
       Com esses exemplos pode-se notar que todas as coisas têm um ciclo de “vida” útil e sempre são “motivadas” a voltar, de alguma forma, mas sempre renovadas.
       Tudo tem mudado, motivado por algum motivo maior: permanência no mercado, meteorologia, inovação e tudo o mais.
       Porém a fisiologia genética das pessoas não mudou. Tampouco diminuiu o tempo de cada existência, ao contrario até. Com as novas descobertas da engenharia genética a expectativa de vida das pessoas está aumentando a cada ano. Sem contar com as inestimáveis descobertas de cura, quase que diárias, para doenças que antes diminuíam esta previsão de vida.
       Temos um cérebro com 100 bilhões de neurônios, um trilhão de células glias, 100 trilhões de sinapses... Um corpo que luta para regenerar-se a cada ferimento... Uma energia vinda do Universo que nos faz, através da respiração, sentirmos a existência do Divino...
       E, assim, devemos concluir que fomos elaborados para nos motivar. Sim, fomos planejados para nos motivar... Você já pensou nisso dessa maneira?
       Mesmo quando você não quer acordar, chega a hora em que o sono passa e você acaba acordando. É esse planejamento automático que está lhe motivando a agir.
       Mesmo quando você não quer pensar em nada, as informações em seu cérebro continuam sendo arquivadas. É, novamente, a elaboração divina que o está motivando a funcionar.
       Nossa estrutura de existência é motivacional!
       Normalmente algumas pessoas não encontram motivação naquilo que fazem. É simples: o fato é que não perceberam que aquilo que estão fazendo não as motiva.
       Os fatores de motivação dificilmente são encontrados prontos para serem colocados em prática. Fatores motivacionais são planejados, elaborados e construídos pouco a pouco.
       Responda essas 3 perguntinhas:
       - O que realmente lhe motiva? É isto que você está fazendo agora? Quanto de seu tempo você investe em coisas que lhe motivam?
       A simples resposta a estas perguntas, pode ajudar-lhe no processo de elaboração e construção do seu projeto de motivação.
       Muitas vezes aquilo que estamos procurando não está contido na maneira de uma boa resposta que recebemos, mas sim na resposta de uma boa pergunta que fazemos.
       Existe um grupo de pessoas que são discípulos da teoria que deve fazer primeiro aquilo que não gostam para viver. E que, depois, quando não tiverem muito mais tempo para viver, fazer aquilo que gostam. Só que aí é que mora o problema. Deixam para fazer no final da vida o que as motiva e poderia mudar totalmente o rumo de sua vida.
       Nosso corpo tem 6 trilhões de células e a cada seis semanas, mudamos todos os átomos de nosso corpo... Pense bem...
       - Você realmente acha que tudo isto acontece em seu corpo para que você fique ai se lamentando? Sendo uma pessoa travada por cunhas ou inconformada com aquilo que o Universo lhe reservou?
       Se isso tudo acontece é para você entenda que seu destino está em se movimentar e o ponto inicial já foi dado pela sua genética, que está motivada desde o inicio da humanidade.
       Faça uma manutenção diária neste complexo sistema que compõe seu Dom de existir. Esta manutenção chama-se motivação!
       Encontre razões para isto ou terá, em breve, muitas razões para não fazer nada daquilo que pode realmente fazer a diferença em sua existência.
       Saia desta zona neutra e entre na zona motivacional! Você não é uma pessoa sentada numa arca de tesouro numa ilha deserta sem chance de escapar. Você é uma pessoa sentada numa arca de tesouro procurando uma ilha para comprar.
       - Encontro você lá, ok?
       - Onde?
       - Onde a vida lhe dará aquilo que você estiver com motivação para conquistar!

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2005 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta