ARTIGOS


PELÉ ETERNO

A iniciativa de alguns profissionais apaixonados por sua arte, faz nascer experiências inesquecíveis ou experiências que já vivemos e amamos reviver. Esse foi o caso do DVD Pelé Eterno. Com ele pude matar muita saudade de tantas emoções que o futebol pode proporcionar, pois foi o futebol que fez nascer, entre nós, o enviado na terra para imortalizar tal arte de tocar uma bola: Pelé.

Aníbal Massaini Neto, um mestre do cinema teve essa iniciativa que merece nossa mais profunda gratidão: a produção deste DVD.

O futebol tem um espírito, uma força que o torna arte, que o faz entrar nas veias dos torcedores e arrasta milhões de pessoas para ver uma bola rolar. E este mesmo espírito escolheu, para seu representante, o nosso Pelé.

Nesta justa homenagem histórica, mais que nunca, pode-se ter a certeza que somente um espírito poderia realizar em campo tantas façanhas, inventar tantas artimanhas e fazer com que até a bola lhe lançasse um largo sorriso, pois sabia que com ela em seus pés fariam um inesquecível espetáculo.

Um espírito chamado Pelé. Etéreo no campo e, inclusive, seus adversários sabiam disto, pois era quase impossível impedir suas investidas.

Aníbal Massaini Neto, com essa idéia, lançou uma possibilidade maravilhosa: a de podermos mostrar aos nossos filhos, e para os filhos deles, a história deste espírito do futebol chamado Pelé.

Num país onde os valores se perdem entre tantas investidas fúteis de famosos que inventam uma fama através das vezes que conseguem surgir em revistas, e nunca fizeram nada de concreto com seu trabalho para realmente serem famosos; lembrando também que muitas das revistas famosas que incentivaram famosos, já não são tão famosas assim e só podem ser encontradas após muita pesquisa nos arquivos da história. Neste país onde se diz que a memória do brasileiro é curta, e é curta mesmo, pelo fato de se trocar o real pelo pressuposto real, todos os dias, e a crença em tantas asneiras instantâneas, surge uma justa homenagem ainda em vida para o Rei do Futebol, o Atleta do Século.

Tenho o privilégio de ter a amizade de Aníbal Massaini Neto e também de já ter abraçado e conversado com o mito Pelé, emoção que pude medir o quão valiosa é, depois de assistir o DVD, ao lado de meu filho Breno. Como não pude resistir ia lhe narrando os fatos que iam suceder no vídeo, até que ele me perguntou:
- Pai, o Sr. não me disse que era a primeira vez que estava assistindo este DVD? O Sr. agora, porém sabe contar as jogadas antes do narrador da cena?
Eu respondi a ele:
- Breno, muitas destas cenas eu não vi no DVD, eu as vi no momento que aconteciam e, em muitas delas, eu tinha a sua idade e já vibrava com elas, e hoje vibro mais ainda. Naquela época eu era um fã de Pelé, e ver tudo outra vez é muito emocionante. É ótimo reviver momentos tão preciosos...

Espero que outras iniciativas como esta estejam a caminho: iniciativas que possam reconhecer pessoas que fizeram diferença na vida das pessoas e na vida de seu país. Quem viaja pelo mundo sabe do que falo. Basta citar o nome Pelé em qualquer canto do planeta e um sorriso se abre.

Entre tantas emoções e alegrias que causou em sua carreira, a humildade de assumir sentimentos e não conter lágrimas, assim como a de sempre prestigiar os companheiros com um passe finalizante onde se ouvia o “grito” da bola: o Pelé já me preparou, agora vai e faz o gol... Para mim essas foram suas as demonstrações mais marcantes, coisas de verdadeiros reis.

Ele já parou uma guerra, fez mais de 1000 gols, talvez nem saiba contar quantas homenagens recebeu e ainda se emociona quando vê sua vida passar numa telona ou numa telinha. Quem consegue manter seus reais valores emocionais diante de tanto glamour tem algo especial na alma.

Com sua licença Majestade Pelé, você sempre foi eterno! Pois espíritos não morrem e sempre encontram uma maneira de fazer do planeta um lugar melhor e trazer às pessoas emoções que as deixem felizes.

Se você tem a minha idade, gosta de futebol, vai se emocionar muito. Se você tem mais que a minha idade, vai se emocionar demais. E, se você tem a idade do Breno vai achar incrível a história narrada neste DVD.

Dizem os mais entendidos em futebol que outro Pelé só daqui a cem anos, ou que não nascerá outra vez. E eu, que não sou tão entendido assim, pergunto: Para que outro Pelé? Já tivemos um! Estes gênios não passam duas vezes em nossa dimensão, e nem são gerados por Deus duas vezes. São criações únicas e este é Brasileiro.

Cesar Romão
www.cesarromao.com.br
2004 © Copyright
Registrado conforme Lei nº 9.610/98

Imprimir Comente Enviar este artigo


volta