SERÁ A MULHER O HOMEM DO TERCEIRO MILÊNIO

O primeiro convento instalado em nosso país, em 1678, no Refúgio das Celas ou Santa Clara do Desterro, na Bahia, foi o único refúgio para mulheres que quiseram aprender a ler e escrever e, talvez, tenha acontecido aí o início do revolucionário momento da mulher no Brasil pelo seu próprio espaço.

No ano de 1874, reabriu-se o curso normal aceitando-se mulheres entre seus alunos para solucionar o problema da escassez de docentes para crianças.

O médico Caetano de Campos, diretor da Escola Normal de São Paulo entre 1889 e 1891, lançou a pedra fundamental do prédio que levaria seu nome, onde o curso normal iniciava a mulher para um mercado de trabalho, fornecendo-lhe alguma cultura geral sem dispensar os trabalhos manuais.

Em 1890 a presença feminina já era maior: havia 32 mulheres para 26 homens nas escolas.

No início do século o mercado já tinha as suas mulheres de “holerite”: as professoras normalistas. Vestiam-se com saia de tergal, prega, meias longas, camisa branca, tiara no cabelo…

Uma canção, imortalizada na voz de Nelson Gonçalves, composta por Benedito Lacerda e David Nasser já as enalteciam: “Normalista – vestida de azul e branco – trazendo um sorriso franco – num rostinho encantador – minha linda normalista – rapidamente conquista meu coração sem amor”.

E pensar que, por aqueles idos, enquanto os homens estudavam economia política, as mulheres aprendiam a cozer e bordar nas aulas de economia doméstica.

As feministas, requerendo em movimentos agitados os mesmos direitos dos homens, acabam percebendo que podem ter mais que isto: podem criar um novo espaço só para elas, sem concorrer diretamente com os homens.

Para combater o machismo, elas despertam no sexo oposto o “apaixonismo”, pois descobrem que um homem apaixonado faz muito mais loucuras que uma mulher.

Hoje, o sexo feminino domina o mercado de consumo mundial. No Brasil, já atinge 40% da força de trabalho e 24% dos cargos em áreas gerenciais.

Se as mulheres, num futuro, quiserem que seus maridos tenham um bom emprego, devem começar a pensar em voltar para casa…

A vantagem competitiva das mulheres, de acordo com pesquisas mundiais, certamente está no fato de possuírem mais massa-cinzenta no cérebro do que o homem.

A maior prova disso é que a mulher além de conseguir fazer uma ou mais coisas ao mesmo tempo, enquanto o homem só faz uma de cada vez, são criativas e não desistem. Preocupam-se ainda com a importância do relacionamento, trabalho em equipe, cooperação no lugar de competição…

Em apenas uma década, houve um aumento de 300% na participação feminina nas áreas gerenciais, medicina, direito e arquitetura.

Eis aí, num trocadilho, o “PID – Produto Interno Delicado”, que é o que mais cresce no mundo.

Elas, usando ou não gravatas, durante o jogo chamado trabalho acabam fazendo muitos gols e com sapatos de salto alto…

Estima-se um total de 20 milhões de mulheres recém-chegadas à população economicamente ativa em, apenas, duas décadas.

Mas… os homens incomodados e muito preocupados com essa perda de espaço, contra-atacam…

Nas 500 maiores empresas do Brasil existem somente duas mulheres com o cargo máximo de Presidente…

Tchan, tchan, tchan…

Porquê?

Basta dizer a um homem que ele será substituído ou chefiado por uma mulher e terá a resposta…

Parece que o caminho cor-de-rosa ainda tem uma sombra negra a vencer…

Mas, essa nuvem não parece que vai pairar sobre elas por muito tempo, pois, apesar dos estereótipos e preconceitos, as mulheres acabam desenvolvendo um estilo próprio que se traduz em segurança ao lidar com adversidades, inclusive porque ainda têm de ser dublês de mães e esposas no “segundo expediente”…

Enquanto muitos homens relutam em aceitar missões, ditas como impossíveis, elas, com seu jeitinho doce, acabam aceitando e surpreendentemente as finalizam com louvor.

Os homens que ainda não encararam a nova realidade usam uma frase célebre: “Segurar touro na unha é coisa de homem!”

Era…

A toureira Cristina Sanchez, da Espanha, que o diga, pois foi consagrada a melhor toureira do mundo. Entretanto, está prestes a deixar sua promissora carreira por uma única razão: quando entra na arena, os homens se retiram.

Os homens acabam se esquecendo que a superioridade da mulher vem de longe… As Santas possuem muito mais devotos que os Santos, talvez até por realizarem mais milagres…

E, se analisarmos friamente, realmente a mulher sempre foi capaz de realizar alguns milagres a mais que os homens ainda em vida – um deles o de gerar vidas – imaginem então canonizadas!

Qual o homem seria capaz de causar guerras e invasões na mesma proporção das mulheres, musas das revoluções… pelas quais os homens arriscaram seus impérios ao longo da história? Bill Clinton que o diga…

A mulher não é e nunca será o homem do terceiro milênio, mesmo porque a existência é masculina e feminina desde a criação do universo.

Enfim, a mulher não será o homem do terceiro milênio mas, com certeza, daqui para a frente a maior conquista de espaço da história será a seu favor, pois estará em maior evidência nesta nova era.

Leave a comment

Cesar Romão
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.