MUDANÇAS A CAMINHO DE COMMODITIES

Mudanças, mudanças…
O negócio agora é mudar, temos que mudar…
Vamos mudando e mudando…
Acho muito interessante o fascínio que o “M” do Mac Donald’s exerce sobre as crianças, inclusive sobre meu filho Breno de 7 anos.
Estávamos fazendo nosso pedido no balcão, logo depois a bandeja veio, coloquei-a na mesa e meu filho logo dispara para buscar, em meio às caixinhas, o tradicional brinde do Mac às crianças:
– Pai, eles ainda estão dando este brinquedo? Ainda não mudaram?
Eis a questão…
Esta organização criou uma campanha constante de sempre oferecer um novo brinquedo aos seus clientes infantis e juvenis. Nesta ação, que acontece de tempos em tempos, sempre mudam o brinde e buscam, a cada mudança, algo criativo e atraente, porém talvez, agora, estejam enfrentando um novo paradigma.
O cliente-mirim que já recebeu por duas vezes o mesmo brinde pensa que a organização não mudou. Para ele o que importa é que isso aconteceu duas vezes na mesma semana. Ele não sabe se a organização está apta a mudar uma vez por mês, ou a cada quinzena. O que importa, para ele, é que se acostumou às mudanças e visitou a organização duas vezes na mesma semana e ganhou o mesmo brinde.
– Como pode ser isso, ainda é o mesmo brinde?
Os clientes estão se acostumando tanto às novas mudanças e às constantes alterações nas ações de mercado que já estão querendo que isto aconteça diariamente, ou a cada minuto…
Enfrento este tipo de abordagem também com meu site, alguns visitantes escrevem dizendo: puxa, a semana passada entrei em seu site e hoje voltei e não vi nenhuma mudança. Bem, tenho um site informativo e não um portal noticiário.
As organizações com certeza vão enfrentar (algumas já estão enfrentando) a síndrome das mudanças, que exigem mudanças instantâneas e constantes, que não permitem a implantação e a prática de novas mudanças por muito tempo.
Talvez seja este o momento de repensar até onde vai processo frenético de mudanças. Afinal de contas, em um momento, ele pode colocar as organizações como líderes de mercado e, em outro, fazê-las próprias vítimas de suas mudanças, tornando-as organizações obsoletas ou lentas diante do consumidor.
Ser uma organização tradicional pode, com um toque de arrojo e inovação, ser uma boa saída que não exija uma roda vida e consumidora de ações que poderiam se perpetuar por um bom tempo.
– Será que as organizações têm tanta capacidade de evoluírem em criatividade a ponto de mudarem diariamente para atender o cliente?
Inovar é muito bom, mas criar um processo de sucateamento da inovação mais rápido que o ato de mudar tem o poder de gerar um insaciável desejo do consumidor. Ele vai querer aceitar somente aquilo que é novidade realmente e, nem sempre, os novos produtos possuem a qualidade ou o prestigio de determinados fabricantes de mercado. Ainda é necessário um planejamento muito bom, em todos os sentidos, para inovar com produtos que mantenham a qualidade da marca.
Novidades não planejadas para durarem podem infestar o mercado de badulaques que não terão o papel de produto, mas apenas o papel de pílulas de farinha multicoloridas para causar a euforia do novo, e que não conseguirão estabelecer resultados em um relacionamento de produto e consumidor.
Em meio a tantas mudanças, acredito que chegou a hora de repensar a maneira de mudar. Senão estas mudanças vão causar efeitos negativos naquilo que realmente queremos mudar.
O consumidor está se tornando um elemento dizimador de produtos ou serviços que não mudam. Mas o que é pior ainda: algumas pessoas estão levando este processo para suas vidas, agindo da mesma maneira com as pessoas ao seu redor.
Basta você repetir a mesma roupa e alguém já faz um comentário negativo…
A tradição, aliada a um bom planejamento e inovação, pode ser um bom caminho de equilíbrio no caminho das mudanças que estão se tornando commodities.

Leave a comment

Cesar Romão
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.